sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NOSTALMOVIES

BATMAN NO CINEMA - Parte 1

Aproveitando o hype da estréia do novo filme do Morcegão, segue a primeira parte da matéria com as "pérolas" que a sétima arte já nos proporcionou sobre o tema:

Antes do primeiro filme de Tim Burton nos ser apresentado, o SBT popularizou em terras tupiniquins o seriado onomatopeico Batman, estrelado pelo barrigudinho e sorridente Adan West (Batman) e Burt Ward (Robin de meia-calça e sapatilhas).



Era uma série extremamente cômica que mostrava as aventuras da dupla dinâmica combatendo o crime em Gotham City de uma forma bem peculiar.

Cena Clássica da bomba!!! hehehe

E era essa a imagem que todos os brasileiros não leitores de quadrinhos tinham do nosso Herói.

Entretanto, com o advento da fantástica Graphic Novel O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, que nos mostrou um Batman muito mais adulto, violento e assustador, os produtores de Hollywood perceberam que poderia ser rentável fazer um filme com essa roupagem mais séria e agressiva, apesar de toda dúvida que existia sobre o gênero.

Capa da Graphic Novel

A dúvida em Hollywood persistia pois, nessa época, todos os filmes de história em quadrinhos eram péssimos, principalmente os da Marvel, sendo todos fracassos retumbantes de bilheteria, o que gerou um esteriótipo muito difícil de transpor.

Justiça seja feita, todos os filmes do Super-Homem foram sucesso de bilheteria, mas isso ocorreu há quase uma década antes das produções cinematográficas dos heróis Marvel.

Apesar de toda a dúvida, a Warner Bros Pictures decidiu investir no filme do Batman, desde que ele seguisse esse novo formato apresentado pelo Sir. Frank Miller em sua Graphic Novel.

Então iniciou-se o projeto. Apesar da preocupação de todos ao ser anunciada a contratação do inexperiente (na época) Tim Burton como diretor, todos ficaram aliviados quando foi anunciado que o Coringa seria vivido pelo fantástico Jack Nicholson, e mais ainda quando a Warner disponibilizou um orçamento milionário para o filme.

Todos os fãs estavam ensandecidos. Finalmente o Cavaleiro das Trevas iria para os cinemas!!!

Mas então veio o balde de água fria: Michael Keaton foi escalado para ser o Batman nas telonas.

O desespero foi geral. Como que um fracote, barrigudo, baixinho, calvo e comediante de filmes de segunda poderia viver o milionário Bruce Wayne e, mais ainda, como poderia vestir o manto do Morcego???

O desespero perdurou até a apresentação da primeira foto de Michel Keaton com o uniforme. Os fãs ficaram aliviados ao ver que o traje do morcego seria, na verdade, uma armadura (o que faz muito mais sentido na vida real), e, já que a polêmica havia se dissipado, a produção seguiu tranquila até o lançamento do filme.

File:Michael Keaton Batman.jpgPrimeira foto de Michael Keaton como Batman

O filme foi lançado, e não era o que os fãs esperavam.

Apesar da produção impecável, dos cenários sombrios, da atmosfera gótica e da trilha sonora que não sai da cabeça (estou cantarolando nesse momento! hauhauha), o filme decepcionou por vários detalhes capitais:

1- Michael Keaton REALMENTE não tinha a menor condição de viver o Batman;
2 - Roteiro fraquíssimo (que porra é essa do Batman querer revelar sua identidade a piriguete Vick Vale - vivida por Kim Basinger - só porque dormiu com ela UMA ÚNICA VEZ???);
3- A armadura do Batman nitidamente limita TODOS os movimento do Michael Keaton, mais notadamente os da cabeça, parecendo estar constantemente com torcicolo;
4 - Coringa matar os pais do Batman??? WTF;
5 - E por último, mas não menos importante: O BATMAN MATA O CORINGA?!? Que PORRA é essa??? Não é preciso ser muito conhecedor de quadrinhos para saber que o Batman não mata. Mas, aqui nesse filme, ele mata o Coringa com requintes de crueldade ao simplesmente prender a perna dele em uma estátua de gárgula e ficar assistindo o mesmo lutando por sua vida para, ao fim de sua agonia, despencar para a morte da forma mais clichê possível.

Tá legal, vão dizer que o Batman já matou o Coringa na HQ, mas as condições eram totalmente diferentes. Depois falo sobre isso! ;D

Entretanto, apesar dos pesares, e graças a uma campanha de marketing memorável, o filme decolou e foi uma das maiores bilheterias de todos os tempos, comercializando brinquedos, mochilas, camisetas, jogos de video-game, e tudo mais que é possível imaginar.

Assim, Hollywood viu que filmes baseados em histórias em quadrinhos poderiam ser muito rentáveis, mesmo sendo ruins!

Curiosidade: Adan West (o Batman barrigudinho do início do post) se ofereceu a Warner Bros para interpretar o Batman nas telonas, e ficou extremamente ofendido quando sua oferta foi negada. Ainda bem né???? Ah...

... Espera...

Escolher entre Adan West e Michael Keaton para o papel do homem morcego...difícil hein???

Acho que prefiro o Christian Bale! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário