quarta-feira, 29 de agosto de 2012

GEEKTOYS

THUNDERCATS



Nos anos 80, todos os desenhos que eram transmitidos tinham sua coleção de brinquedos. Com Thundercats não foi diferente. Desenvolvidos nos Estados Unidos pela LJN, os bonecos eram grandes, articulados, com os mesmos acessórios mostrados no desenho, tinham uma alavanca nas costas para realizar movimentos especiais e alguns tinham um "canhão" que, quando encostado nas costas do boneco, fazia seus olhos acenderem.

Lançado no Brasil em 1986 pela finada Glasslite, a coleção foi um sucesso comercial, apesar da mais que imbecil estratégia de marketing realizada pela empresa.

Nos Estados Unidos, a coleção de action figures do desenho contava com toda a gama de heróis e vilões logo em seu lançamento, entretanto, no Brasil a Glasslite achou que seria "inteligente" lançar somente os heróis da franquia, Lion-o (acompanhado do Snarf), Panthro, Tygra e Cheetara, juntamente com o Thundertanque. Como as crianças iriam brincar sem os vilões? Quem os Thundercats iriam combater?

Além disso, alguns personagens lançados por aqui eram diferentes de suas contrapartes lançadas no resto do mundo. Por exemplo: O Lion-o daqui, além da cara de assustado, tinha o cabelo e a garra laranja, e a espada monocromática laranja, enquanto que no resto do mundo seu cabelo era vermelho e a espada parecia realmente com uma espada. Ademais, o boneco do Tygra brasileiro era baixinho e magrelo, enquanto que no resto do mundo o boneco era bem diferente.

 
Comparação entre o Lion-o Brasileiro e o do resto do mundo

 
Comparação entre o Tygra brasileiro e o do resto do mundo

Um ano após o lançamento dos brinquedos do Thundercats no Brasil, a Glasslite, vendo o sucesso estrondoso de vendas que obteve, decidiu lançar a coleção completa por aqui, porém, talvez visando obter o máximo de lucros possível, mais uma vez a versão brasileira dos bonecos era bem diferente, tanto na pintura e acabamento, quanto nos acessórios que traziam.

Um bom exemplo é o boneco do Mumm-Ra. No Brasil, o boneco trazia consigo apenas uma espada e seu adorno de cabeça era fixo, enquanto que no mundo inteiro o brinquedo vinha com a espada, uma adaga egípcia, um "canhão" igual o do Lion-o para acender seus olhos, e o adorno da cabeça era removível. 

Brinquedo Antigo Boneco Mumm Ra Thundercats Glasslite 80s 
Comparação entre Mumm-Ra brasileiro e o do resto do mundo

Por essas e outras que, nos anos 80, abrir uma importadora era um grande negócio. Era visível a diferença de qualidade dos bonecos dos Thundercats importados comparados aos que eram fabricados aqui no Brasil.

Apesar de todo o erro na campanha de marketing, e da qualidade bem inferior dos bonecos (se comparados com os de outros países), a coleção Thundercats foi sucesso absoluto por aqui, enchendo de dinheiro os bolsos nos empresários da finada Glasslite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário