quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NOSTALGAMES

PHANTASY STAR

Phantasy Star 1

O ano era 1991. Apesar do Mega Drive já ter sido lançado em terras brazucas pelo preço similar ao do Playstation 3, diga-se de passagem, o console mais popular nos lares tupiniquins era seu irmão mais velho, o saudoso Master System que, por ser mais velho e menos potente, era muito mais acessível, se tornando durante alguns anos líder de mercado em nosso país.

Foi nesse ano que a Tec Toy trouxe para o Brasil o considerado MELHOR JOGO DE VIDEO GAME DE TODOS OS TEMPOS: Phantasy Star.

Mas essa história começou muito antes de 1991.

Concorrência Sega X Nintendo

Em 1986, a Nintendo lançou um RPG chamado Dragon Quest que virou sucesso imediato nos Estados Unidos por unir a paixão dos americanos por Dungeons & Dragons a gráficos estilo anime, acrescentando ainda uma história dramática, bem a estilo oriental.

O sucesso foi tão grande que, em 1987 foi lançado Dragon Quest II, abrindo portas para novas franquias no mesmo estilo, e que foram lançadas no mesmo ano (todas para o sistema Nintendo): Ultima e Final Fantasy.

Por esse motivo, a Nintendo dominava o mercado de video games nos maiores mercados do mundo: Estados Unidos e Japão. A Sega sabia que tinha que tomar uma providência para tentar reverter esse quadro e popularizar de vez seu console.

Ao realizar uma pesquisa entre os gamers da época, foi constatado que os lançamentos anuais mais aguardados pelos jogadores eram os RPGs. Entretanto a Sega se viu de mãos vazias, pois as maiores franquias da época tinham contrato de exclusividade com a Nintendo. Então a Sega decidiu montar uma equipe para desenvolver o maior RPG de todos para o seu console.

Foi iniciado o projeto Phantasy Star.

Desde o princípio a Sega definiu as diretrizes a sua equipe. O jogo deveria ser o RPG mais extenso já visto, com inovações gráficas utilizando o poder de processamento do Master System que era muito superior ao do Nintendo, trilha sonora inesquecível, personagens carismáticos e uma estória concisa e dramática, cheia de revira-voltas. Além disso, a Sega fazia questão de tornar seu jogo vivo. Diferentemente de Final Fantasy ou Dragon Quest onde os cenários e criaturas eram estáticos, em Phantasy Star tudo se movia.

E assim, o jogo foi sendo desenvolvido, apresentando gráficos nunca antes vistos, deixando a concorrência muito atrás nesse quesito.

         
Comparação entre os mapas de Dragon Quest e Phantasy Star

      
Comparação entre o combate em Dragon Quest II e Phantasy Star

   
Comparação entre dungeons de Final Fantasy e Phantasy Star

A inovação não foi apenas técnica. A estória de Phantasy Star se passava em uma galáxia que mesclava medieval com ficção-científica, enquanto todos os outros jogos de RPG conhecidos se tratavam sempre de aventuras medievais.

Outra inovação importante é que Phantasy Star foi o primeiro jogo de video game em que o protagonista era um personagem feminino, Alis, quebrando um tabu que já durava duas décadas.

Alis

Então, com o lançamento do jogo, os fãs comprovaram que tudo que foi prometido foi cumprido. Tudo estava lá. Gráficos inovadores, trilha sonora impecável, estória envolvente e um jogo enorme, tão grande que, quando lançado no Brasil, a TecToy (representante da Sega por aqui) divulgou o jogo como tendo três meses de duração.

Propaganda do Jogo

Apesar do preço salgadíssimo, o jogo foi um sucesso de vendas, sendo lembrado até hoje pelos gamers como um dos melhores jogos de todos os tempos. Entretanto a Sega não conseguiu abocanhar a parcela do mercado americano e japonês que planejara, vindo a concorrer frente a frente com a unipotente Nintendo apenas alguns anos depois, quando lançou o poderoso Mega Drive.

No Brasil, as coisas foram bem diferentes. Como dito no início do post, o Master System era o console mais popular entre os brasileiros. Sabendo disso, e querendo prolongar mais um pouco a vida de seu console de 8 bits (já que a venda do Mega Drive por aqui ainda estava engatinhando), a TecToy decidiu lançar o jogo totalmente traduzido para português. Foi o primeiro game a ser lançado em nosso país na nossa língua.

Graças a essa tradução, iniciou-se uma geração de jogadores de RPG que, pela barreira da língua, ainda não tinha tido acesso a esse tipo de jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário