CAVERNA DO DRAGÃO
Vingador
Certa noite, seis amigos decidem ir ao parque de diversões de sua cidade para conferir sua nova atração. Uma montanha russa gigantesca chamada Dungeons e Dragons que, em poucos dias, já se tornara febre entre todos os adolescentes.
Ao entrarem no brinquedo, o carrinho em que estavam foi transportado por um portal mágico a um bizarro mundo medieval povoado por terríveis criaturas, cenários de fantasia e intermináveis desafios. Indefesos e confusos, os seis jovens são recebidos por um esquisito e enigmático anão careca que se apresenta como Mestre dos Magos (Dungeon Master).
Mestre dos Magos
Com a promessa de ajudá-los a encontrar o caminho de volta pra casa, Mestre dos Magos fornece um item mágico a cada um dos amigos para que possam se proteger dos perigos daquele terrível e desconhecido novo mundo.
Assim, cada um dos seis jovens tornou-se uma classe específica do mundo dos RPGs. Hank recebe um arco que dispara flechas mágicas - arqueiro. Os irmãos Bobby - bárbaro - e Sheila - ladra - ganham um tacape mágico e uma capa da invisibilidade, respectivamente. Presto - mago - recebe um chapéu capaz de materializar tudo que ele desejar (nem sempre :D). Diana - acrobata - é equipada com um bastão extensível e Eric - guerreiro - um escudo capaz de repelir qualquer ataque.
os jovens e seus acessórios mágicos
Com essa premissa que em setembro de 1983, nos foi apresentado Caverna do Dragão, um dos desenhos mais aclamados pela crítica e discutido pelos fãs até os dias de hoje.
O nome original do desenho é Dungeons & Dragons que, para quem não sabe, é o nome do mais popular sistema de jogos de RPG de mesa, criado em 1974 por Ernest Gary Gygax.
Inicialmente, o desenho seria chamado de Swords and Sorcery e era produzido pela Marvel Entertainment Group, mas a CBS, emissora que iria televisioná-lo, considerou o produto muito fraco.
Então, a Marvel assinou contrato com a TSR (dona da marca Dungeons & Dragons) e o desenho voltou a prancheta para ser totalmente reformulado. Para isso foram contratados os roteiristas Dennis Marks e Michael Reaves, que utilizaram elementos do próprio jogo de RPG, bem como Mark Evanier, quadrinista que fazia dupla com Sergio Aragonés na revista do bárbaro Groo.
Projeto aprovado, desenho pronto, o primeiro episodio foi finalmente exibido na rede de televisão CBS dos Estados Unidos.
Como já mencionado, o objetivo principal dos seis amigos era encontrar o caminho de volta para seu mundo. Mas a tarefa não seria fácil. Além de todos os perigos existentes no estranho planeta em que estavam confinados, os protagonistas ainda tinham que enfrentar ameaças como o terrível Vingador, um mago demoníaco cujo objetivo principal era conseguir as armas mágicas dos jovens de qualquer forma. Seu único ponto fraco era uma dragão fêmea gigantesca de cinco cabeças chamada Tiamat que - indiretamente ou não - sempre acabava ajudando nossos heróis.
Tiamat
O desenho contou apenas com 27 episódios divididos em 3 temporadas e, independente dos boatos que rolam soltos na internet sobre a morte dos seis amigos, ou sobre o mundo fantástico do desenho ser, na verdade, o purgatório, NUNCA foi produzido um último episodio para a série.
Mas, realmente, existe um roteiro do episódio final.
Ao final do terceiro ano da série, a CBS decidiu colocar no ar um episodio que encerrasse a temporada. Michael Reaves escreveu aquele que pode ser considerado o verdadeiro último capítulo da série: Requiem. "Este episodio foi escrito de forma que tivesse um duplo sentido, ambíguo e triunfante: se o desenho não continuasse, o final seria satisfatório; se continuasse, o episodio serviria de trampolim para uma nova direção." Reaves finalizou o roteiro de Requiem em maio de 1985.
Para sua surpresa (e a de todos), a série foi encerrada bruscamente e este roteiro acabou nunca saindo do papel. Gary Gyrax explica o fato: "Em 85, a equipe do desenho se reuniu com os executivos da Marvel e da CBS e foi decidido que a série continuaria na temporada seguinte. Os seis garotos - mais velhos e experientes - seriam chamados de volta ao mundo da Caverna do Dragão pelo Mestre dos Magos. Três roteiros do desenho foram feitos e eu até aprovei um deles. Mas algumas dificuldades surgiram. A D&D Corp. fechou e a CBS junto com a Marvel decidiu não continuar mais com o desenho. A nova série acabou cancelada antes mesmo de ser produzida."
Para quem quiser conferir o verdadeiro final da saga, procure pela revista em quadrinhos Dungeons & Dragons Requiem, escrita pelo próprio Michael Reaves, um dos roteiristas originais da série.
Final jamais produzido para tv
Nenhum comentário:
Postar um comentário