segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOSTALGAMES

ESPECIAL - STREET FIGHTER


Capítulo 2

Street Fighter:

Sagat, considerado o rei do Muay Thai, decide, em 1987, criar um torneio pra provar que ele é o Deus das artes marciais. Esse torneio chama-se Street Fighter e reúne alguns dos melhores lutadores do mundo.

Lutadores:

Ryu:

Ryu Hoshi era filho bastardo de uma camponesa japonesa. Onde nasceu, culturalmente não era permitido que mulheres trabalhassem, devendo elas tomarem conta de suas casas e de seus filhos.

Assim, sua mãe lhe ensinou tudo que pôde, incluindo os fundamentos do karatê que havia aprendido com seu pai. Não levou muito tempo para que Ryu aprendesse tudo o que sua mãe sabia sobre a arte.

Certo dia Gouken, renomado Mestre de Karatê Shotokan, vendo o potencial do menino, pediu para continuar o treinamento dele. Ryu treinou intensamente por muitos anos. Gouken, reconhecendo suas habilidades, o tomou como um dos seus pupilos particulares.

Durante seu treinamento, Ryu conhece aquele que se tornaria seu melhor amigo e também seu maior rival, Ken Masters. Ken foi fundamental no treinamento de Ryu, pois, além de servir como parceiro de lutas, era também uma companhia, já que Ryu quase não tinha contato com outras pessoas devido à reclusão do dojo.

Quando Ryu fez 21 anos, Gouken disse que ele estava pronto para viajar o mundo a fim testar suas habilidades com os mais fortes lutadores. Assim Ryu, deixando Gouken e Ken, se dirige para o primeiro Campeonato Mundial de Lutas (Street Fighter).

Ken:

Ninguém teria acreditado que o encantador garotinho nascido em uma família de militares americanos baseados no Japão se tornaria um feroz lutador ao crescer. A beleza natural de Ken e seus loiros cabelos deram a ele uma enorme e indesejada atenção por parte de seus colegas de classe japoneses. Em resposta às provocações que Ken recebia na escola, seu pai o matriculou em um dojô de artes marciais.

Ken e seu pai não tinham idéia da importância do Grande Mestre do dojo - o famoso Sensei Gouken, que se provou ser o melhor e o mais rígido professor que Ken teve em sua vida. Quando Ken foi selecionado por Gouken para se tornar um aluno particular, juntamente com o jovem Ryu, a vida de Ken mudou para sempre. Sob a direção de Gouken, Ken e Ryu estudaram a arte do Shotokan.

Ken levou seu treinamento muito a sério, permanecendo no Japão para treinar mesmo quando seus pais voltaram para os Estados Unidos, e o treinamento foi duro. Ken freqüentemente tinha que praticar uma única técnica por meses a fio, até que Gouken a achasse satisfatória o bastante para avançar até a próxima técnica. Execuções de técnicas que Ken julgava perfeitas eram consideradas apenas adequadas por Gouken. Quando Ken resmungava em meio a um turbilhão de exercícios físicos horrivelmente extenuantes, Gouken apenas ria e ordenava mais repetições.

Quando Gouken finalmente reconheceu Ken e Ryu como mestres de Shotokan, Ken imediatamente partiu para os Estados Unidos. Viver nos EUA era tudo o que ele tinha sonhado: carros velozes, namoradas lindas e multidões que sabiam apreciar uma boa luta.

Retsu:



Retsu é um ex-instrutor de Shorinji Kempo que foi expulso de seu templo por se envolver em lutas demais. É o primeiro oponente do Japão em Street Fighter. Embora o personagem nunca tenha aparecido em outro jogo da série Street Fighter, ele ainda faz parte  das backstories de jogos (como um amigo de Ryu, Ken e do professor, Gouken). Embora não oficialmente ligada a Retsu de qualquer maneira, a personagem Makoto é semelhante a Retsu em termos de estilo de luta e seu cenário em Street Fighter III é semelhante ao cenário de Retsu no Street Fighter original.

Geki:



Geki é um ninja que trabalha como assassino de aluguel. Sempre carrega suas tarefas com sua garra mortal, usando suas especiais habilidades ninja, sua ótima velocidade e sua habilidade de se teletransportar. Sendo um dos poucos mestres do Ninjitsu, é mortal apesar de sua idade avançada. Ele participou de uma organização secreta no primeiro “King of Street Fighter” mantido por Sagat; alguns dizem que inimigos de Sagat contrataram ele para matá-lo, mas agora, aposentado de qualquer batalha, construiu seu próprio dojo, onde ele se manterá treinando aqueles que pertencem à sua linhagem para manter viva a tradição ninja.

Joe:



Joe é um lutador de rua que vive em uma ferrovia assim como muitos sem-tetos na sociedade americana. E como muitas pessoas que vivem nessas condições, Joe encontrou na violência uma válvula de escape e um ganha-pão.

Nada se sabe sobre o passado de Joe, ou o que levou ele à imundície das ruas.

Mike:



Mike nasceu e cresceu em um gueto americano. Desde pequeno sempre foi fã de lutas, tendo ingressado no Boxe profissional ainda jovem, tornando-se em poucos anos um campeão de sua categoria. Mas apesar de Mike ter grande força em seus punhos, uma grande velocidade e uma tremenda habilidade para derrubar oponentes com seu primeiro ataque, ele não gostava de Boxe Profissional, pois odiava ser limitado por regras, querendo sempre usar truques baixos como chutar ou bater abaixo da cintura.

Mike gostava bastante de luta de rua e ao sair do circuito profissional de Boxe (alguns dizem que ele foi expulso por ter matado alguém) ele passou a levar uma vida como capanga, espancando pessoas por dinheiro e protegendo entradas de bares e boates. Mike gosta de ver seus oponentes sangrarem, e também gosta de apostar em suas lutas.

Ele era tão confiante em suas habilidades que entrou no primeiro Torneio Mundial Street Fighter, organizado por Sagat, pensando que seria o melhor.

Curiosidade: muitos acreditam que Mike e Balrog sejam a mesma pessoa. Apesar desta teoria me agradar, a Capcom faz questão de negar tal fato. (talvez por medo de ser processada, já que o nome original do Balrog no Street Fighter 2 é M.Bison, certamente em alusão a Mike Tyson)

Lee: 



Lee é um mestre do kung fu chinês, discípulo de Gen, e está disposto a desafiar o mais forte lutador da Terra. Suas habilidades de luta são de um mestre e ele deseja para a antiga e nova geração do que ele é capaz.

É dito que suas habilidades de luta são sem igual, e que ele consegue terminar uma batalha em poucos segundos.

Um homem de natureza boa, Lee não tem arrependimentos por lutar e ele não se importa se alguém o derrotar algum dia, se esse for o destino de sua vida.

Gen:


Gen é um dos mais velhos lutadores ainda vivo, e um dos poucos verdadeiros mestres do Kung Fu Chinês – do qual domina diversos estilos. Além de um grande mestre marcial, ele já foi um lendário assassino da China.

Histórias sobre seus assassinatos são conhecidas nos submundos da Ásia, e diziam que nunca nenhum alvo escapou dele. Alguns o chamavam também de “Assassino Invencível”, apenas aumentado mais ainda sua reputação mortal.

Mas isso foi há muito tempo, e embora Gen queira esquecer disso, suas mãos manchadas de sangue o lembram constantemente.

Após ter abandonado a carreira de assassino, Gen tomou o ofício de sifu e decidiu passar seus conhecimentos para alguns poucos alunos, como Lee e Dorai, pai de Chun Li.

Mais tarde, ele ensinou a própria Chun Li, e atualmente é mestre de seus sobrinhos Yun e Yang. Apesar de ter se tornado um mestre no Kung Fu, Gen não queria passar seu legado negro para seus estudantes, e ninguém exceto ele, conheceria os segredos negros do Kung Fu, chamados de técnicas Ansatsuken. Estas mortais técnicas iriam perecer com Gen, visto que só trazem morte e sofrimento aos seus possuídores.

Birdie:


Birdie desde criança vive no crime, aprendendo as manhas das ruas (como roubar e lutar), se tornando membro de uma das muitas gangues que apareceram na época.

Birdie sempre buscou o maior prêmio em todas suas operações. Se o trabalho não era produtivo o suficiente, Birdie facilmente arrumaria um trabalho em um dos muitos bares como segurança, graças a sua constituição física impressionante e sua experiência como lutador de vale-tudo.

Aliás, Birdie teria tido um futuro brilhante como lutador, não fosse seu temperamento difícil e a violência desnecessária que usava o tempo todo, dentro e fora dos ringues. Tendo sido expulso do circuito profissional de vale-tudo, Birdie encontrou nas lutas do submundo uma forma de conseguir chamar a atenção de grandes organizações criminosas e ganhar ainda mais dinheiro.

Eagle:


Guarda costas de uma nobre família na época do primeiro Street Fighter. Entrou no torneio com o objetivo pessoal de derrotar Sagat, mas foi mal sucedido e retornou a Inglaterra para aperfeiçoar seus movimentos de combate

Adon:


Adon veio de uma familia pobre, que viu no Muay Thai a chance de mudar de vida.

Como muitos jovens tailandeses, Adon desejava ser campeão de Muay Thai. Ele enfrentou muitos oponentes, e chegou a ganhar alguns títulos. Era comum ver Adon desafiando qualquer lutador que encontrasse.

Um dia, Adon encontrou o auto intilulado Deus do Muay Thai Sagat, e o desafiou. Adon foi derrotado com facilidade, entretanto, Sagat ficou impressionado com o rapaz e resolveu motivá-lo, dizendo que ele não desanimasse pois o Muay Thai era a arte marcial mais forte e que o poder era tudo!

Com essas palavras, Adon criou um elo com Sagat e fortificou seu elo com o Muay Thai. Desde esse dia, Sagat se tornou seu mestre e, sob sua tutela, Adon se tornou um dos mais fortes lutadores de Muay Thai, estando apenas abaixo de Sagat. Entretanto, as pessoas começaram a ver Adon como uma versão mais fraca de Sagat, o que o fez trabalhar em mudanças em seu estilo de luta para afastar-se do estilo de seu mestre.

Mesmo assim, as pessoas continuavam a ter a mesma opinião, o que criou um ressentimento por parte de Adon com Sagat. Entretanto, Sagat estava satisfeito com o estilo criado por Adon, e continuava incentivando-o para uma nova oportunidade de se enfrentarem, e, até mesmo, que Adon lhe tomasse o título um dia...

Adon participou do primeiro torneio Street Fighter promovido por seu mestre, com o intuito de derrotá-lo e mostrar ao mundo que ele era o mais forte. Mas, na semi-final, Adon enfretou o jovem Ryu. O excesso de confiança de Adon o tornou arrogante, e com isso, Ryu o venceu com apenas um Shoryuken.

Engolindo seu orgulho, Adon assistiu a luta entre Ryu e Sagat, apenas para ver Sagat ser derrotado, o que tornou seu ressentimento em ódio mortal.

Após o torneio, Adon ficou completamente decepcionado. Não somente Sagat fora derrotado, mas tambem o Muay Thai fora humilhado. Mas para Adon, o responsável era Sagat, que não cumpriu sua parte com o Muay Thai. Para ele, Sagat não merece o titulo de Deus do Muay Thai, por não ser capaz de representar sua força. Então Adon saiu em busca de Sagat para tomar-lhe o título.

Sagat:


Sagat cresceu numa das províncias mais pobres da Tailândia. Ele aprendeu que apenas os mais fortes poderiam ser alguém na vida e começou a treinar cedo para desenvolver seu corpo e sua mente. 

Ele estudou Muay Thai e entrou na sua primeira competição aos treze anos de idade. Sagat demonstrou pouca piedade aos seus adversários, e sempre esmagou seus oponentes.

Aos 20 anos, Sagat não suportava mais os regulamentos impostos pelos ringues profissionais de kickboxing, que só vinham crescendo. Sagat acreditava que a influência de alguns lutadores estava diluindo a essência das lutas. Alguns regulamentos tornavam certos golpes proibidos em função de diminuir o número de fatalidades no ringue.

Sagat ouviu boatos sobre a fortuna dos lutadores de torneios secretos e passou a lutar nesse circuito. Sagat entendeu que a violência desenfreada desses torneios era um preço a ser pago pelas montanhas de dinheiro.

Sagat permaneceu no circuito pela violência e brutalidade da competição. Aos poucos, foi trabalhando para que seu status evoluísse até se tornar o campeão.

O título de Grande Mestre enalteceu Sagat. Seu status cresceu a tal ponto que ele podia escolher seus oponentes e as circunstâncias do combate. Sagat passou a lutar somente contra oponentes que demonstravam certa capacidade de luta, destruindo-os com incomparável voracidade.

Decidiu então organizar um torneio mundial e se encantou com um jovem lutador que estava demonstrando certo potencial. Sagat lhe deu o privilégio de uma luta. Seu nome era Ryu.

Conclusão da Estória:

Ryu chega as finais e enfrenta Sagat.

Sagat era visivelmente superior a Ryu, e, por isso, esperava destruir o jovem desconhecido no primeiro round, mas não foi bem assim.

Sagat terminou o primeiro round rapidamente. No segundo round, Ryu surpreendeu o público e Sagat, superando-o.

A luta teve fim no cansativo terceiro round. Sagat nocauteou Ryu. Aparentemente com a luta vencida, Sagat estende a mão para Ryu se levantar. Mas Ryu consumido por força sobrenatural e com uma vontade de vencer a qualquer custo ataca Sagat com o Metsu Shoryuken, rasgando o peito de Sagat.

Sagat, nocauteado e humilhado pelo golpe baixo de Ryu, promete vingança, enquanto Ryu, o campeão do primeiro torneio Street Fighter parte para encontrar seu mestre Gouken para tentar descobrir o que foi aquela força sobrenatural, mas acaba encontrando seu mestre morto.

Ken, que não tinha participado do primeiro Street Fighter, viu um lutador furioso, conhecido por Akuma, matando Gouken. Ryu então parte em busca de Akuma.

Esta derrota mandou Sagat em reclusão para as selvas da Tailândia. Lá, ele treinou duro para aperfeiçoar suas técnicas e desenvolver novos movimentos para um dia voltar e derrotar Ryu.

Para quem não conhece o jogo, segue abaixo o video:



Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário