segunda-feira, 10 de setembro de 2012

GEEKTV

JASPION - O CARA TOSSIU



Na segunda metade dos anos 80 as séries Jaspion e Changeman começaram a chamar atenção da molecada no Brasil. Exibidos na programação vespertina da finada Rede Manchete, apresentando enredo envolvente, explosões para todo lado, e efeitos especiais toscos até mesmo pra época, os seriados  - seguindo a tradição de Ultraman e Spectreman - nos apresentava seus protagonistas enfrentando perigosas ameaças espaciais.

A popularidade foi tanta que tudo relacionado as séries foi comercializado. Brinquedos, fantasias, materiais escolares, LPs (com as músicas cantadas em português) até revista em quadrinhos, nunca era demais para se faturar...

Entretanto, na onda de seu sucesso, chegou ao Brasil pouco tempo depois uma infinidade de séries similares, saturando a TV de enlatados japoneses, cansando assim o público, tão afoito por novidades.

Com isso, a série Jaspion foi merecidamente elevada à categoria de cult, por ser uma aventura muito divertida e despretensiosa e conter uma das melhores trilhas sonoras dos seriados japoneses. Quem não se lembra da musica do Gigante Guerreiro Daileon?



INFORMAÇÕES DA SÉRIE

Jaspion (Kyojuu Tokusou Juspion), foi produzido pela Toei Company e exibido no Japão entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. Juspion - nome original - é a junção das palavras justice (justiça) e Champion (campeão). Então, a tradução livre do nome original da série é Investigador de Monstros Jaspion. Não tenho nem ideia do por que do nome da série ter sido alterado de Juspion para Jaspion no Brasil.

A aventura se inicia quando o sábio Edin encontra um garoto nos destroços de uma nave onde seus pais morreram por causa de um acidente. Edin então adota o garoto e o treina para que ele seja o guerreiro celestial que poria fim a tirania de Satan Goss.

Satan Goss - O Darth Vader Japonês

Na adolescência Jaspion, já sabendo de seu destino, recebe de Edin suas armas, armadura, uma nave gigante e uma android chamada Anri, e ainda a incumbência de localizar os pedaços de um manuscrito conhecido como Bíblia Celestial, que haviam se espalhado pela galáxia após a explosão do planeta de Edin. Essa bíblia continha um segredo capaz de por fim ao império de Satan Goss.

Certo dia, ao monitorar o planeta Terra, Jaspion vê um feixe de luz que quase o cega. Edin diz que aquilo se tratava de um sinal sagrado mencionado na Bíblia Galática, que significava que o escolhido ao se juntar às cinco crianças místicas e ao bebê escolhido, fariam surgir o Pássaro Dourado capaz de destruir Satan Goss. Jaspion então vem à Terra na tentativa de localizar essas crianças.

O final da série, como não podia deixar de ser, tem todo aquele teor dramático e solene de batalha final, que só as séries japonesas conseguiam oferecer, levando a criançada ao delírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário