segunda-feira, 3 de setembro de 2012

GEEKTV

PIRATA DO ESPAÇO



Em 1983, a finada rede Manchete trouxe para o público brasileiro um pacote de desenhos japoneses inéditos para serem apresentados no então Clube da Criança apresentado pelo saudoso palhaço Carequinha, e por uma totalmente inexperiente Xuxa (mais conhecida na época como a namorada do Pelé).

Nesse pacote nos foi introduzido um fantástico animê intitulado Pirata do Espaço (Groizer X), que marcou época na TV brasileira.

ESTÓRIA

Joe Kaizaka era um excelente piloto de acrobacias aéreas que atuava na base militar Akane. Por ser muito temperamental, e por não admitir ser superado por ninguém em uma disputa aérea, Joe não se relacionava muito bem com seus companheiros.

Seu único amigo era o professor Hideki Tobishima, engenheiro e líder da base aérea que, por ser conselheiro de Joe, se tornou como um pai para ele.

Certo dia a base Akane é surpreendida pela queda de um objeto voador não identificado. Então o professor Tobishima, acompanhado por Joe, decidem ir ao local da queda do OVNI e encontram uma gigantesca nave pilotada por uma jovem que estava desacordada e muito ferida.

Após receber tratamento médico, a jovem - chamada Rita - conta que é natural do planeta Gailar e que estava fugindo de lá quando a nave sofreu uma pane, tendo de realizar um pouso de emergência na Terra. Ela diz que seu planeta é dominado por um império liderado por um tirano chamado Geldon que, após assassinar seu pai, a estaria perseguindo para tomar para si sua nave: o Pirata do Espaço.

O Pirata do Espaço era uma fortaleza voadora desenvolvida pelo professor Yan, pai de Rita, que possuia armas poderosas, carregava em seu interior 3 veículos de apoio (jato, tanque e submarino) e podia se transformar em um gigantesco robô.

Forma Robô do Pirata do Espaço

Assim, o malévolo Geldor tentaria de todas as formar capturar o robô para incorporá-lo em seu exército, estabelecendo de vez seu domínio no planeta Gailar.

A partir de então, o Japão começa a sofrer ataques de robôs-bomba do império Gailar, e o Pirata do Espaço é reparado e utilizado na defesa do planeta, sendo pilotado por Joe e Rita, com o apoio de toda a equipe da base militar Akane.

Joe e Rita

Como de praxe em todos os animês, nem só de aventuras viviam os companheiros Joe e Rita. O desenho continha uma carga dramática muito pesada para seu público alvo.

Um bom exemplo disso é a trama paralela que envolvia um garto de 10 anos chamado Masato, cuja família fora morta em um dos bombardeios radiativos do império Gailar. Resgatado por Joe, o garoto pe levado a bordo do Pirata do Espaço em busca de vingança, mas acaba morrendo alguns episódiios mais tarde de um câncer desenvolvido por causa desse bombardeio.

Apesar de ter sido um grande sucesso na época, e precursor de vários outros animês que surgiriam a seguir,a produção era descuidada, cheia de erros de edição e de proporção, erros esses facilmente notados se vermos os desenhos nos dias de hoje.

Com apenas 36 episódios, esse certamente é um desenho que nos deixa muitas saudades.

Abertura do Desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário