quarta-feira, 12 de setembro de 2012

GEEKTOYS

HE-MAN



A história do surgimento dos bonecos do He-man e seus companheiros - e inimigos - já é um clássico da internet. Reza a lenda que a Mattel estava trabalhando em uma linha de brinquedos para o filme Conan - o Bárbaro, entretanto, após o lançamento do filme, os executivos da empresa consideraram-no extremamente violento para o público infantil, e decidiram abortar o projeto.

Para não ficar no prejuízo completo, a Mattel decidiu utilizar os moldes já criados para os bonecos do Conan e elaboraram um novo produto. Então pegaram as fôrmas já existentes, adicionaram aspectos culturais dos filmes daquela época, botaram um pouco de Barbie, acrescentaram plumas, paetês e purpurina, misturaram um bocado de Star Wars e Tolkien, bateram tudo no liquidificador e pronto, estava criada uma nova série de brinquedos que seria conhecida como Masters of the Universe.

Os brinquedos venderam muito bem desde seu lançamento, ainda mais quando o estúdio de animação Filmation foi contratado para produzir alguns comerciais de televisão dos bonecos visando alavancar as vendas.

Para aumentar ainda mais as vendas, a Mattel decidiu então contratar a própria Filmation para que fosse produzida uma série de desenhos animados. Assim foi criado o desenho He-Man e os Mestres do Universo, contando com 65 episódios.

He-Man e os Mestres do Universo teve um total de 130 episódios animados, dois especiais feitos para a TV, um desenho longa metragem, um filme horroroso estrelado por Douph Lundgren... mas isso é outra história ... 

Lançados no Brasil em 1986 pela Estrela, o primeiro lote de bonecos contou com He-Man, Teela, Mentor,  Maligna e 
Esqueleto.

   
                              

Curiosidade: as espadas do He-Man e do Esqueleto apesar de serem de cores diferentes eram idênticas, e, até hoje, ninguém sabe explicar o porque que elas se encaixavam...

Vendo o sucesso nas vendas, a Estrela decidiu trazer o segundo - e bem mais robusto - lote de bonecos contando com Multifaces, Stratos, Zodac, Aquático, Tríclope, Homem- Fera, Mandíbula, Abelhão, Kobra Khan, Aríete, Principe Adan, Lizzardo, Gato Guerreiro, Panthor, assim como os veículos Nave de Ataque, Rotor, Tratonk, Máquina de Combate, Combator, Gladiador e o Castelo de Grayskull, mas parou por aí. Digo isso pois nos Estados Unidos foi lançado todo um leque de tranqueiras que apareceram nos desenhos animados.


Outra curiosidade interessante: a Mattel, por razões econômicas, usou basicamente as mesmas peças para fazer os corpos, braços e pernas de quase todos os personagens masculinos do He-Man (já que os femininos - Teela e Maligna - são idênticos, só mudando a pintura e a cabeça).

É só reparar, quase todos os bonecos têm o mesmo corpo, e quando o corpo é diferente, têm os mesmos braços e pernas, ou então somente as pernas, ou então somente os braços, ou então.... Chega!!! Muitas vezes os bonecos eram exatamente os mesmos, só sendo alterada a cabeça e os acessórios, bem como sua pintura.

Mesmo assim, esses brinquedos foram um sucesso estrondoso de vendas, deixando saudosos fãs até os dias de hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário